terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A opção pela Ordem dos Pregadores

Ao escrever a “Vida de São Domingos”, o Padre Henri Lacordaire deixou apontadas as razões que o tinham levado a optar pela Ordem de São Domingos e a restaurá-la em França. Razões pessoais, mas que se mantêm perfeitamente válidas para fundamentar uma opção a tomar hoje em dia.

“Se me perguntam porque preferi a Ordem dos Pregadores, responderei que é a mais conforme à minha natureza, à minha inteligência, ao meu fim. À minha natureza pelo seu governo, à minha inteligência pelas suas doutrinas, ao meu fim pelos seus meios de acção, que são principalmente a pregação e a ciência sagrada.

Contudo, com esta preferência, não procuro negar nenhuma outra Ordem, estimo-as a todas e tenho presente a carta de Clemente IV a um cavaleiro que o consultou sobre tomar o hábito dominicano ou o hábito franciscano.

‘Clemente, bispo e servo dos servos de Deus, ao nosso amado filho, cavaleiro, saúde e bênção apostólica. Pedes-nos um conselho que levas já contigo, porque se o Senhor te inspirou deixar o século em busca de uma melhor vida, não queremos nem podemos opor-nos ao espirito de Deus, considerando sobretudo que tens um filho bem-educado, como acreditamos, o qual saberá governar a tua casa.

E se, perseverando no teu desígnio, perguntas qual de ambas as Ordens, de Pregadores ou Menores, deves eleger, deixamo-lo à tua consciência, uma vez que podes conhecer por ti próprio as suas respectivas observâncias, que não são de todo iguais, e que em diversos pontos mutuamente se superam.

Com efeito, em uma dessas Ordens a cama é mais dura, a nudez mais rígida, e mais do que alguns pensam, a pobreza mais profunda; mas na outra, a comida é mais frugal, os jejuns mais extensos, e há alguns que julgam a sua legislação mais santa.

Não preferimos pois, uma ou outra, acreditamos que ambas fundadas na estrita pobreza, tendem ao mesmo fim, que é a salvação das almas. Por isso, abraces esta ou aquela, tomarás o caminho estreito e entrarás pela porta estreita à terra doce e espaçosa.

 Pelo que pesa atentamente, examina com cuidado, qual é a que melhor assenta ao teu espirito e na qual esperas que te irá melhor, e abraça-a sem prejuízo de amar a outra, porque é execrável o frade Pregador que não ama os Menores, e é execrável e condenável o frade Menor que despreza e aborrece a Ordem dos Pregadores. Dado em Perugia, a 13 de las calendas de Maio, ano segundo do nosso Pontificado.’

Estes sentimentos do Papa Clemente IV são os meus. Escolhi a Ordem que melhor assenta ao meu espirito e na qual espero que tudo me irá bem, sem defraudar a nenhuma pelo amor e pelo respeito que devo a todas.”

 
Ilustração: “Henri Dominique Lacordaire”, de Théodore Chassériau, Museu do Louvre.  

Sem comentários:

Enviar um comentário