Quem sabe o que significa ser dominicano, frade pregador, filho de São Domingos?
Certamente pouca gente, assim como são poucos os que conhecem São Domingos, a sua vida, e a importância que teve para a Igreja a Ordem dos Pregadores por ele fundada.
Ao contrário do seu contemporâneo São Francisco de Assis, que é bastante popular e conhecido, São Domingos nunca foi muito conhecido e quando se fala dele é pela inevitável ligação à inquisição, que o reclamou como fundador ainda que ele nunca a tivesse fundado.
Face a esta realidade, podemos dizer que a culpa é nossa, que os pregadores filhos de São Domingos, ainda que creditados com um verbo brilhante para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, nunca tiveram muito jeito para falar de si próprios, para comunicar os valores espirituais que estruturam a sua vida e definem a especificidade do carisma da Ordem dos Pregadores.
Com o que comporta de subjectividade e de paixão, de um idealismo que muitas vezes esbarra na realidade, este projecto digital cibernético procura esboçar uma resposta, uma apresentação do carisma e do ideal, bem como a pertinência da vocação dominicana no contexto actual da vida social e da Igreja.
Esperamos e desejamos que esta apresentação, este anúncio de um caminho de felicidade, ajude a discernir a resposta que Deus espera dos jovens que chama a servir a Boa Nova do Reino de Jesus no espirito e nos passos de São Domingos de Guzman nosso Pai e Fundador.
Ilustração: Vitral com a imagem de São Domingos.
Que o Espirito Santo nos ilumine neste novo desafio e nos dê forças para levar por diante todos os projectos em que procuramos servir a mensagem de Jesus.
ResponderEliminarTambém espero. Que a Graça esteja presente e este projecto seja um forma de testemunho e de apostolado. Ir. Teresa,O.P.
ResponderEliminar